Pitacos, histórias, tudo que você pode saber do mundo luxuoso e maravilhoso da Fórmula 1.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Pistas Históricas #1 - Mônaco
Todo meio do ano, uma cidade ao sul da França, tem sua rotina totalmente alterada para um simples GP de Fórmula 1. Estamos falando de Mônaco, cidade em que o luxo predomina entre seus habitantes. Ponto de encontro de pilotos, milionários, artistas, políticos, entre outros.
Sua pista apertada, lenta e com poucos pontos de ultrapassagem faz com que se torne um desafio imenso para os pilotos, além de 78 voltas, até então a mais longa do calendário. Mônaco é palco de corridas de automóveis muito antes da F1 propriamente dita. Sua primeira realização foi em 1929, tendo como vencedor o francês William Grover-Williams, da equipe Bugatti.
O primeiro GP de F1 foi em 1950, vencido por Juan Manuel Fangio, da Alfa Romeo. Mas, a corrida só foi efetivada no calendário oficial a partir de 1955. O maior vencedor desta prova foi Ayrton Senna, em seis oportunidades (1987, 89, 90, 91, 92 e 93), após a última vitória foi alcunhado de "Rei de Mônaco". O vencedor da última edição, 2013, foi Nico Rosberg, da Mercedes. Uma equipe alemã não vencia a corrida há 73 anos, sua última, foi em 1937 com Manfred von Brauchistch, da Mercedes-Benz.
Para quem ainda quer entender esta corrida, neste ano, sugiro que acompanhe o treino classificatório de sábado, pois é nele em que normalmente se decide tudo. Fazendo um bom tempo, os pilotos ganham preferência, e muitas vezes o pole vence a corrida.
Assinar:
Postagens (Atom)